Lizado para determinados casos. O atendimento educacional
especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos,
considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento
educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula
comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa
e/ou suplementa formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na
escola e fora dela.
Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional
especializado é feito através de serviços de intervenção precoce que objetivam
otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os
serviços de saúde e assistência social. Na educação básica, o atendimento
educacional especializado é ofertado obrigatoriamente nos sistemas de ensino e
deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou
centro especializado que realize esse serviço educacional. Devido à diferença
lingüística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares
surdos em turmas comuns na escola regular.
Cabe aos sistemas de ensino disponibilizar as funções de
instrutor, tradutor/intérprete de libras e guia intérprete, bem como de monitor
ou cuidador aos alunos com necessidades de apoio nas atividades de higiene,
alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano
escolar. O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza
recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena
participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As
atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado
diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo
substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa
formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora
dela.
Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional
especializado é feito através de serviços de intervenção precoce que objetivam
otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os
serviços de saúde e assistência social. Na educação básica, o atendimento
educacional especializado é ofertado obrigatoriamente nos sistemas de ensino e
deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou
centro especializado que realize esse serviço educacional. Devido à diferença
lingüística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares
surdos em turmas comuns na escola regular.
Cabe aos sistemas de ensino disponibilizar as funções de
instrutor, tradutor/intérprete de libras e guia intérprete, bem como de monitor
ou cuidador aos alunos com necessidades de apoio nas atividades de higiene,
alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano
escolar.
A constituição federal garante a todos o direito à educação
e ao acesso à escola. De acordo com o documento “o acesso de pessoas com deficiência
às classes e escolas comuns da rede regular de ensino” se demonstrará não só a
viabilidade, mas os benefícios de se receber, na mesma sala de aula, a todas as
crianças.
A importância da educaLizado para determinados casos. O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional
especializado é feito através de serviços de intervenção precoce que objetivam
otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os
serviços de saúde e assistência social. Na educação básica, o atendimento
educacional especializado é ofertado obrigatoriamente nos sistemas de ensino e
deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou
centro especializado que realize esse serviço educacional. Devido à diferença
lingüística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares
surdos em turmas comuns na escola regular.
Cabe aos sistemas de ensino disponibilizar as funções de
instrutor, tradutor/intérprete de libras e guia intérprete, bem como de monitor
ou cuidador aos alunos com necessidades de apoio nas atividades de higiene,
alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano
escolar. O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza
recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena
participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As
atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado
diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo
substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa
formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora
dela.
Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional
especializado é feito através de serviços de intervenção precoce que objetivam
otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os
serviços de saúde e assistência social. Na educação básica, o atendimento
educacional especializado é ofertado obrigatoriamente nos sistemas de ensino e
deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou
centro especializado que realize esse serviço educacional. Devido à diferença
lingüística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares
surdos em turmas comuns na escola regular.
Cabe aos sistemas de ensino disponibilizar as funções de
instrutor, tradutor/intérprete de libras e guia intérprete, bem como de monitor
ou cuidador aos alunos com necessidades de apoio nas atividades de higiene,
alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano
escolar.
A constituição federal garante a todos o direito à educação
e ao acesso à escola. De acordo com o documento “o acesso de pessoas com deficiência
às classes e escolas comuns da rede regular de ensino” se demonstrará não só a
viabilidade, mas os benefícios de se receber, na mesma sala de aula, a todas as
crianças.
A importância da educação inclusiva vai além de propor a
escolarização de portadores de necessidades especiais. Incluir significa
juntar, inserir, fazer parte de um certo grupo. A inclusão é uma oportunidade
de convivência com a diversidade, para todos os alunos.
Um dos obstáculos enfrentados pelas escolas inclusivas é a
escassez de recursos financeiros para investir em adaptações e equipamentos.
Exemplos de mudanças necessárias são reestruturações arquitetônicas,
ferramentas audiovisuais apropriadas para o processo educativo e até a
contratação de apoio profissional especial.
O relatório para a Unesco feito pela Comissão
Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresenta
quatro pilares sobre os quais a educação deve se firmar:
- A prender a conhecer;
- A prender a fazer;
- A prender a conviver;
- E aprender a ser.
Firmar a educação inclusiva em todos esses pilares é garantir que a aprendizagem de crianças e jovens com deficiência aconteça por meio das várias possibilidades de desenvolvimento que podemos encontrar na escola educação inclusiva vai além de propor a escolarização de portadores de necessidades especiais. Incluir significa juntar, inserir, fazer parte de um certo grupo. A inclusão é uma oportunidade de convivência com a diversidade, para todos os alunos.
Um dos obstáculos enfrentados pelas escolas inclusivas é a
escassez de recursos financeiros para investir em adaptações e equipamentos.
Exemplos de mudanças necessárias são reestruturações arquitetônicas,
ferramentas audiovisuais apropriadas para o processo educativo e até a
contratação de apoio profissional especial.
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